Pv. 18:21; Pv. 21:23; Tg. 1:26 e 1 Pd. 3:10

Como pastor estamos diariamente em contato com o rebanho do Senhor Jesus e temos observado no dia a dia a falta de bênçãos prometidas na Palavra de Deus para os escolhidos.

São muitos os que ouvem a verdade e muito mais os que não praticam os mandamentos bíblicos para uma vida plena de felicidade e de alegria. Mas onde está o problema? Porque as bênçãos prometidas na Bíblia passam longe de nós?


A resposta está bem a nossa vista. Aliás, no livro de Deuteronômio 30:14 diz que a resposta está bem próxima de nós – está na boca e no coração. Ao passar a liderança para seu sucessor Josué, Moisés coloca duas opções ao povo, fazendo uma declaração profética que ainda é válida em nossos dias.
A primeira opção era para o povo servir a Deus de coração reto e como recompensa teriam prosperidade e permaneceriam na terra a ser conquistada. A segunda, se não obedecessem aos mandamentos divinos seriam espalhados por sobre a face da terra vivendo como escravos. O segredo revelado por Moisés para isso estava na boca e no coração daquele povo. Ainda hoje o sistema é o mesmo, pois o nosso Deus não muda e a sua Palavra permanece para sempre.


Você escolhe a benção ou a maldição sobre sua vida e sua família. Não é Deus como muitos pensamMateus 12:34 diz que a boca fala do que o coração está cheio. No coração está tudo que sentimos e o que vamos decidir falar e tudo é selado através da boca. Tanto Moisés no Velho Testamento como Jesus Cristo no Novo testamento, declaram que a diferença da destruição e morte; da prosperidade e vida está em nós, na nossa boca.


O filho de Deus pode trazer milagres e bênçãos para sua vida de acordo com o que fala. Cada um pode liberar a presença do Altíssimo para curar, libertar, salvar, transformar, prosperar ou também a presença do espírito de derrota, tristeza, miséria, enfermidade e muito mais, somente usando sua língua. Leia com atenção o que diz Provérbios 18:21: “Nossa palavras têm poder para construir ou destruir nossa vida...” (Bíblia Viva). Nesse mesmo versículo existe uma promessa maravilhosa para quem usa suas palavras para o bem. Receberá benefícios em troca das boas palavras. Que benefícios são esses? Conforme o dicionário quando uma pessoa é beneficiada recebe favores, graça, vantagem, ganho, proveito. Podemos afirmar que aqueles que usam suas palavras para construir serão beneficiados pelo Senhor. Haverá algum tipo de recompensa!


Por incrível que possa parecer, todas as conseqüências que você está vivendo e ainda viverá é resultado daquilo que você falou ou vai falar. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo que o homem semear isso também ceifará. Deus não vai mudar seus princípios divinos.

Muitos pais cristãos não entendem porque seus filhos abandonam a igreja quando podem escolher seus caminhos. Nasceram na Igreja, participaram de vários ministérios e foram benção até que um dia, repentinamente, abandonam a Casa do Senhor. Aí bate o desespero, a angústia e a decepção com Deus. Mas, existe um motivo para essa tomada de decisão. Eles foram envenenados! Não pelo Diabo, mas pelos pais. Aqueles comentários feitos no jantar, após os cultos, quando o pastor era criticado, o louvor frio, a igreja sem unção, a recepção morta, etc...foram envenenando seus filhos aos poucos. O diabo não tem nada a ver com isso, mas os próprios pais. Foram dando doses homeopáticas a cada domingo e chegou o dia que o copo derramou. O culpado não é Deus de maneira alguma, pois quem não segue seus mandamentos recebe a condenação escrita em Sua Palavra.


Leia com atenção o que diz Provérbios 21:23: “Você quer ficar sempre livre de problemas e sofrimento? Fale o mínimo possível e tome sempre cuidado com suas palavras”. (Bíblia Viva).


Quem guarda sua boca de palavras que não edificam terá menos angustia e sofrimento. Porque vemos tanto sofrimento no meio do povo de Deus? Porque Deus não tolera de forma alguma filhos desobedientes e rebeldes. Conforme a parábola de Jesus sobre o Servo Vigilante em Lucas 12:35-48, a quem mais é dado mais será cobrado. Quando mais recebemos avisos da parte de Deus e mais entendemos sua Palavra, mais vamos ser cobrados. Deus é um Pai justo!

Lembre-se que Moisés não entrou na Terra de Canaã porque falou o que não devia. (Números 20). Lembre-se que o filho de Noé foi amaldiçoado pelo próprio pai por falar o que não devia. (Gênesis 9:20-27). Existe verdade que não pode ser falada. Tudo aquilo que não edifica e não glorifica ao Senhor é motivo de vergonha no Reino de Deus.
Temos muitos crentes fiéis que desejam servir ao Senhor de todo coração, mas costumam errar quando falam o que não edifica. Criticar seus irmãos entristece o Espírito Santo de Deus.

Tiago 1:26 diz : “Se alguém diz que é cristão e não controla a sua língua ferina, está apenas enganando-se a si mesmo e a sua religião não vale muita coisa”. (Bíblia Viva). Que religião é essa que você professa? A língua ferina destrói aquilo que você edifica com tanto custo e ainda faz de você um escravo.

Por fim vamos ler 1 Pedro 3:10: “Se vocês quiserem uma vida feliz e boa, mantenham domínio sobre a língua e guardem os lábios de dizerem mentiras”. Biblicamente a felicidade passa pela língua. Ser feliz e ter uma vida boa, cheia de benção e promessas divinas depende unicamente de cada um de nós. Quem sabe não está na ora de você fechar sua boca? Controlar sua língua? Começar a lançar semente de bênçãos e colher frutos maravilhosos? Quem decide é você!!

“Tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vocês, que hoje eu dei a vocês a oportunidade de escolherem a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Oh! Escolham a vida! Sim, para que vocês e os seus descendentes possam viver. Tomem a decisão de amar o Senhor nosso Deus e de obedecer a Ele – de ficar junto a Ele! Pois só no Senhor vocês poderão ter vida, e vida longa. Então vocês terão condições de viver em segurança, na terra que o Senhor prometeu aos seus antigos pais.” Deuteronômio 30:19-20.






  Autor: Pr Lineas Domiciano  |  Divulgação: estudosgospel.com.br